sábado, 28 de maio de 2011

Sobre as aulas de Trabalho e Sociedade



Nas aulas de Trabalho e Sociedade temos visto como o trabalho influencia a vida do homem. Discutimos o quanto a sociedade está voltada para o consumismo e o quanto isso se tornou natural, parte do sistema e da vida de cada um. Cada vez que discutimos isso se abre um 'leque' de questões que nos instiga a analisar e compreender vários lados da história, muitas vezes, não conseguindo concluir com convicção o assunto, mas nos fazendo querer estudar e nos aprofundar cada vez mais.
O que eu gostei muito foi de ter assistido o filme do Charles Chaplin -Tempos Modernos. Era já a segunda ou terceira vez que eu assistia, mas vimos também documentários comentados sobre o filme e o discutimos em sala. Dessa vez pude perceber a crítica em forma de sátira que e feita à Produção em Série criada por Ford.
A Era da Revolução Industrial revolucionou não só o modo de fabricação, mas a vida de todos os homens. Haviam muitos comércios familiares antigamente e esses não conseguiram competir com a Produção em Série das fábricas. Os comércios foram fechados e esses trabalhadores obrigados a trabalhar em fábricas para garantir o seu sustento e de suas famílias. Aí acontece o Êxodo Rural e surge o desemprego.
Discutimos também Karl Marx, filósofo alemão que desenvolve a teoria em cima dos proletariados. Estes são transformados em homens mecanizados, exatamente como Chaplin mostra em seu filme. Também falamos sobre o conceito de mais-valia onde o funcionário produz mais dentro da mesma carga horária -ou seja, se trabalha o dobro e recebe-se a mesma quantia. E também sobre o trabalho alienado/abstrato, que assim é chamado por não ser realizado por inteiro por um funcionário -muitas vezes ele nem sabe o que está fazendo.
Por fim chegamos à atualidade onde o modelo de produção é o Capitalista, o que particularmente, me incomoda um pouco. Mas com as aulas posso estudar, discutir e compreender um pouco melhor a história.
Gosto muito das aulas de Trabalho e Sociedade, principalmente por estar aprimorando e desenvolvendo meu nível intelecto-cultural.

Penélope Papagheorgiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário